sexta-feira, 22 de maio de 2009

Midia Alternativa - Externa - Guerrilha

Essa é uma campanha de posters bem inteligente e prática, criada pela DM9DDB para a WWF. Os cartazes são magnéticos, e trazem marcas de moedas de 5, 10, 25, 50 centavos e 1 real.

Conforme as pessoas doam as moedas, “colando” no poster de maneira correta, um animal é revelado. Cada cartaz pode arrecadar de R$ 270 a R$ 490, e estão instalados em cinemas, shoppings e academias de São Paulo.

Uma maneira bem mais criativa e até divertida de pedir aqueles centavos que, invariavelmente, se perderiam no bolso da calça. (fonte Brainstorm 9)



Peça criada para a série vampiresca “True Blood”. Em caso de vampiro, pegue uma estaca. (fonte Brainstorm 9)


A JWT London criou essa ação ambiente para promover o esmalte Rimmel Quick Dry, que como diz o nome, promete secagem rápida. Um efeito bacana para uma idéia simples, já que é nada mais do que uma escultura.

A campanha também se estendeu para os pontos-de-venda, com versão em tamanho real do esmalte.


Para promover o lançamento do “Resident Evil 5″, na sexta-feira 13, a agência Monument PR criou uma ação do tipo caça-ao-tesouro diferente em Londres.

50 pedaços de corpos humanos (de mentira, é claro), como braços, pernas e cabeças, foram espalhados em locais secretos por toda a cidade.

Como você já deve imaginar, a iniciativa causou polêmica e teve até intervenção da polícia. Isso porque alguns “pedaços de corpos” continuam desaparecidos, e as autoridades locais receberam ligações de denúncia e reclamações.

A caça-ao-tesouro foi divulgada apenas na internet, em fóruns, blogs e sites especializados em games. O prêmio para quem encontrasse mais membros era uma viagem com acompanhante para a África, continente em que se passa a trama de “Resident Evil 5″. (fonte Brainstorm 9)






Você já viu essa idéia antes, mais de uma vez, só que a agência Mischief PR resolveu fazer de novo: pedaços de corpos segurando um filme/game/livro violento.

Desta vez é para divulgar “MadWorld“, o jogo mais violento de Wii já lançado até hoje, apesar do estilo HQ em preto e branco.

Depois da promoção de “Resident Evil 5″>, o pessoal lá de Londres já deve estar acostumado com braços perdidos pela rua. (fonte Brainstorm 9)



Na Tailândia, a Colgate sempre fazia sampling de produtos em eventos específicos, principalmente se voltados pra crianças. Mas perceberam que distribuir escovas, pastas e fio dental não era suficiente para chamar atenção dos pequenos.

Pois então, qual a solução? Distribuir sorvetes e doces. Acontece que depois de terminar o picolé, vinha a surpresa. Um palito em forma de escova de dentes com a mensagem: “Não esqueça”.

A criação é da Y&R Bangkok.





A Absolut virou notícia em São Paulo ao tentar desafiar a Lei Cidade Limpa. Nas avenidas Paulista e Faria Lima, a marca instalou um grande globo espelhado, iluminado por refletores no canteiro central.

A instalação não traz nenhuma referência a Absolut, e a assessoria da empresa declarou que todo o equipamento foi idealizado por um artista plástico para ser um objeto cultural na cidade. A prefeitura reclamou, pediu a retirada do globo e ameaçou distribuir multas, mas a Absolut diz ainda que teve autorização por email para realizar a “obra de arte”.

Segundo a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), a instalação não deveria ser feita mesmo não contendo marcas e anúncios, já “promoção de produto não é feita só com letras, palavras, tem outros formatos que podem servir a uma promoção. Qualquer intervenção na paisagem urbana tem que ter autorização da CPPU”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário